Chamamos de carga de extintor o agente extintor responsável pelo combate do fogo. Para que o extintor de incêndio funcione de maneira eficaz em caso de chamas, é preciso que a recarga do extintor esteja carregada conforme as normas de segurança.
Existem basicamente cinco tipos de carga de extintor, cada uma adequada para um tipo específico de incêndio. Veja abaixo quais são elas:
Carga de Extintor de Água Pressurizada
É a recarga de extintor usada para combater incêndios de classe A (materiais combustíveis como madeira, papel, tecido, estofados, borracha, algodão, etc.).
Na carga do extintor de água, ela encontra-se sob pressão. Com o acionamento da válvula de descarga e com o uso do bico difusor, a água pressurizada é liberada para extinção do fogo.
Carga de Extintor de Pó Químico Seco
É considerada uma recarga de extintor versátil, pois combate incêndios de classes A (materiais sólidos combustíveis) B (líquidos inflamáveis como gasolina, óleo, querosene, thinner, etc.) e C (gases inflamáveis como gás natural, butano, propano, acetileno, etc.).
A carga do extintor do pó químico ABC é à base de fosfato monoamônico. Já a carga do extintor do pó químico BC é à base de bicarbonato de sódio.
Carga de Extintor de Gás Carbônico (CO2)
É uma recarga de extintor mais eficaz contra incêndios classe B e C, mais especificamente quando o material em combustão é ou está próximo de um equipamento eletrônico energizado, pois este agente extintor não danifica os equipamentos e não deixa resíduos, facilitando a limpeza do local.
A carga de extintor de CO2 funciona reduzindo a concentração de oxigênio no local das chamas, diminuindo a combustão e resfriando o ambiente. O incêndio é extinto quando o oxigênio alcança o nível de 8%.
Carga de Extintor de Espuma
É indicada para incêndios classe A (materiais sólidos combustíveis) e B (líquidos inflamáveis). Ao ser acionada, a espuma cria uma camada protetora sobre o material em combustão, confinando o incêndio e extinguindo-o.
A recarga de extintor de espuma é composta por uma combinação de LGE (Líquido Gerador de Espuma) e água (94% do total do material extintor).
Carga do Extintor K
Os extintores classe K tem uma solução aquosa de acetato de potássio. Ao ser utilizado, forma uma substância saponácea que cria uma espuma isoladora do fogo. É a recarga de extintor usada para incêndios que acontecem por combustão de óleos e gorduras vegetais ou animais, geralmente em cozinhas industriais e ambientes culinários.
Fique atento ao tempo de inspeção e recarga
Cada carga de extintor possui um tempo certo para inspeção determinado pela norma ABNT NBR 12962. É essa inspeção que irá determinar a manutenção e a recarga:
- Extintores de água pressurizada ou pó químico precisam ser inspecionados a cada 12 meses;
- Extintores com CO2 precisam de inspeção a cada 6 meses. Caso a perda da carga for superior a 10%, o extintor deverá ser recarregado;
- Os extintores com carga de extintor de espuma devem passar por uma inspeção de teste hidrostático a cada 5 anos.
É importante salientar que caso o extintor seja utilizado ou sofra algum dano, a recarga, manutenção e substituição devem ser realizadas imediatamente para que ele esteja em pleno funcionamento em caso de incêndios.
Os extintores recarregados recebem um selo de identificação com a data da recarga. Essa é a sua garantia de que o equipamento está apto para uso.
Garanta extintores para o seu estabelecimento na Dutra!
Na Dutra, você encontra extintores com carga de extintor de Água Pressurizada, Pó Químico, Gás Carbônico e Espuma. Além disso, conta também com serviços de recarga e manutenção. Com a parceria da Dutra, você garante a integridade de seus extintores e fica livre de multas e penalidades em caso de inspeção.
Acesse o site e entre em contato para saber mais sobre nossas soluções completas em combate a incêndios!