Descubra os principais cuidados que você deve ter com extintores.
No Brasil, os extintores de incêndio são regulamentados pela NBR 12962 – norma brasileira que padroniza processos de inspeção, manutenção e recarga em extintores. Existem cuidados específicos que garantem o funcionamento apropriado desses equipamentos e que devem ser seguidos por todas as empresas e locais que possuem extintores. Mas você sabe quais são eles?
Separamos os principais cuidados que você deve ter com extintores de incêndio, confira a seguir:
- Verifique se o extintor está lacrado, com a pressão adequada e se possui o selo de conformidade concedida por órgão credenciado pelo Sistema Brasileiro de Certificação (Inmetro);
- Garanta que o equipamento esteja de acordo com o prazo de validade da carga, além da garantia de funcionamento dos extintores certificados pelo Inmetro;
- Realize inspeções periódicas com pessoas habilitadas para verificar se o extintor permanece nas condições originais e seguras de uso.
Além dos cuidados citados acima, você deve realizar a manutenção e a recarga de forma periódica. A frequência de inspeção é de seis meses para extintores de incêndio com carga de gás carbônico (CO₂) e cilindros para o gás expelente, e de 12 meses para os outros tipos de extintores.
Tipos de manutenção e recarga de extintores
A manutenção de extintores tem a função de manter as condições originais de operação após a utilização ou quando solicitado por uma inspeção. Existem três níveis de manutenção de extintores de incêndio. O primeiro nível é feito no local onde o extintor está instalado, pois trata-se de uma manutenção mais simples, de baixa complexidade.
O segundo nível de manutenção de extintores de incêndio requer que o extintor seja levado para um local apropriado, com desmontagem completa do equipamento. E o terceiro nível é feito de acordo com a norma brasileira pertinente, exigindo uma maior complexidade.
No caso da recarga de extintores de incêndio, a recomendação do Inmetro é que seja realizada por empresas credenciadas junto ao Corpo de Bombeiros, como a Dutra Extintores. O processo de recarga é simples, entretanto, deve ser feito somente por pessoas autorizadas e qualificadas. Importante: não espere a carga do extintor acabar por completo para realizar a recarga. Mesmo sendo usado parcialmente, recomenda-se que seja feita a recarga do equipamento.
Agende agora mesmo a manutenção e recarga do extintor de incêndio da sua empresa com a gente! Basta clicar aqui e fazer a solicitação.